top of page
  • Foto do escritorBasis

Ano novo, novas vibes: As tendências da arquitetura e da engenharia para 2023

Era o ano de 1999. Todo o mundo pensava que, no século que viria, as coisas iriam ser diferentes. Mas alguns exageravam nessa diferença. Chegou-se a pensar que existiriam carros voadores, por exemplo. Compravam a ideia, só não sabiam como seria esse tipo de tecnologia. Está no ser humano o desejo por grandes inovações.


Ao mesmo tempo, como já se disse uma vez: Nada se cria, só se transforma. Então, ao mesmo tempo em que estamos sempre esperando grandes novidades, nossas ideias quase nunca são mega mirabolantes. E, na verdade, no fundo, não fazemos coisas supernovas todas as vezes (nem precisamos nos pressionar a isso). Na maior parte do tempo, estamos aprimorando o que já sabemos e fazemos – e isso é o que nos torna humanos.

Na arquitetura e na engenharia é semelhante. Nossas ideias vão se aprimorando. As duas áreas vão se complementando (que é uma das grandes vantagens de associar as duas áreas num só escritório). Cada vez mais preparados, buscamos nos preservar daquele “mais do mesmo”, embora, principalmente na engenharia a receita do bolo é normalmente semelhante com o que já fazemos.

O estilo que invadiu a Basis

Também temos estilos de arquitetura e engenharia que se complementam. Um dos traços evidentes em nossos projetos é um tom contemporâneo. Isso porque a Basis prefere aproveitar o melhor de cada ambiente. Na verdade, uma das grandes vantagens desse modelo é poder aumentar o espaço. Antigamente, haviam muitas paredes e divisórias. Isso deixava o lugar pesado e sem vida, além de perder uma boa parte do espaço.

 

Arquitetura


Plantas

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são tópicos que também estão, felizmente, invadindo a arquitetura e a engenharia. Além de trazerem mais oxigênio para o ambiente, as plantas e flores deixam um visual estético mais agradável. Isso porque os seres humanos sempre lidaram com a natureza de maneira amigável, até a modernidade.


Jardins, florestas e plantas são visuais que estão em nosso DNA. Por isso, é importante resgatar esse tema. É claro que não é qualquer tipo que cabe num ambiente, e é preciso fazer uma seleção muito bem-feita para se colocar plantas em casa. Mas é inegável que o ambiente fica mais calmo, verde e aconchegante.

Cor

De alguma forma, foi-se percebendo que a arquitetura contemporânea tem algumas poucas opções de cor mais destacada. Normalmente, vê-se uma paleta de cores mais discreta nos projetos de arquitetura Brasil a fora. Só que a cor, segundo estudos, proporciona diversos benefícios, que não podem ser ignorados, incluindo alterações no próprio comportamento humano. Além disso, pode ser que essa tendência de cores esteja sendo a preferência da nova geração de arquitetos e de designers de interiores.


Curvas

Tendências da arquitetura para 2023 contam também com traços minimalistas de curvas no mobiliário e demais itens. Eles estão ganhando a atenção dos arquitetos e designers. Hoje já não é incomum ver esse tipo de forma, e parece que vai ficar menos ainda. As curvas vêm para trazer uma sensação de casa familiar e de aconchego. Elas têm a capacidade de suavizar o formato interno ambiente.

 

Engenharia

Na engenharia, as tendências variam entre: sustentabilidade; automação, nanotecnologia e BIM.


Sustentabilidade

A sustentabilidade já não é mais uma opção para nós. Estamos obrigados a cuidar da natureza se quisermos garantir um futuro às gerações que virão. Mais do que nunca, esse tema invadirá a engenharia em 2023. Na prática, podem ser usadas ferramentas de controle da taxa de emissões de carbono; preferir telhados verdes e energia solar; vislumbrar inovações que ainda estão sendo aprimoradas como os biomateriais.

Tecnologia

Se já era uma tendência, agora, mais ainda. A pandemia adiantou processos que facilitam os projetos e a execução da construção. Tecnologias inovadoras possibilitam uma construção de alto nível num prazo menor. Existem várias possibilidades nesse sentido, e algumas ainda não estão em solo brasileiro. Drones e máquinas com Inteligência Artificial podem dominar setores inteiros, bem como a engenharia. Essa tendência não é de agora e vem desde 2020.

BIM

A Basis utiliza o BIM (Building Information Modeling), que é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permitem aos múltiplos interessados de um empreendimento a colaborativamente projetar, construir e operar uma construção no espaço virtual. Isso permite que problemas que ocorreriam em obra possam ser antecipadamente resolvidos na etapa de projeto.

Continue seguindo a gente para continuar acompanhando as novidades que a Basis têm estudado e executado para transformar sonhos em obras excepcionais através de projetos encantadores e inteligentes.

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page